Saturday, February 20, 2010

QUANTO TEMPO LEVA PARA A REALIDADE COLAR NA ALMA?

Tenho morado nos EUA por quase dez anos e quando durmo meus sonhos ainda sao 80% na realidade Brasileira. Me pergunto se seria porque minha juventude foi toda vivida no Brasil e nos meus sonhos eu estou sempre mais jovem, ou se porque tenho muito mais historia no Brasil, ou ainda porque simplesmente a realidade americana ainda não colou na minha alma.

O fato de possuir muita historia em um país,( a maior parte da minha vida)as vêzes pode ser frustrante. Não mais rever com frequência lugares que lembram eventos e pessoas que tanto significaram para mim no passado. Ver amigos de juventude envelhecer junto comigo e nao ter a sensação de que sou so]ó eu que estou mudando. Alguns fatos ocorridos no Brasil, quando lembrados parecem “fora do lugar” ou mesmo “mágicos”ou ainda uma outra encarnaçãao. Será que sonho no Brasil porque estou ficando mais velha, e a nostalgia é uma forma de confirmar que um dia fui jovem e linda e quero me agarrar a ela? Não que minha idade ou aparência física me incomode, estou em certa paz com esse processo, tenho a sensação que a velhice é uma benção disfarçada, onde valores mudam, lições são assimiladas e nos prepara para a despedida final. Mas eu sou minha existëncia toda e não só um período. Minha juventude e existência está gravada em minha alma, e ainda muito viva.

Quando jovem eu cismava com uma musica e ouvia repetidamente até alguem dizer “ O disco vai furar” . Hoje em dia não corro esse risco pois CD nao fura. Era aquela velha agulha que corria ao longo do album que de tanto passar sobre os sulcos nos fazia, de brincadeira, pensar que era possivel furar o vinil. Hoje eu sinto a necessidade de parar tudo que estou fazendo para ouvir certas musicas que me transportam, me fazem entrar em um transe delicioso, de tempo, de espírito e prazer. É como puxar uma receita deliciosa de um arquivo e sentir o gosto vivo do prato ao ler-la. Hoje ouvi repetidamente a musica do Lo Borges que dizia assim: ....se voce deixar o coração bater sem medo.... e me transportei para adolescencia , no espaço e no tempo e dancei sozinha. Que musica bonita. No final o som deliza bem devagar e é belissimo até a ultima gota quando entra a flauta...eieiei .Todas as minhas celulas sentiram uma coisa deliciosa. Carreguei essa emoção o dia todo e deixei meu coração bater assim numa boa, sem medo. Terei um dia sentimentos fortes como este, vindos de lembrancas maravilhosos vividos nos EUA , porque foram muitos, ou esta vida não será suficiente para colar a realidade americana em minha alma?

5 comments:

Myriam said...

OI Suzy querida...
aiai... eu entrei direto nas suas palavras e no seu coracao... como se fosse eu falando sobre essa experiencia de viver longe da "realidade" do sangue que corre ans nossas veias... aquele sangue brasileiro, denso, intenso, cheio de paixao e luxuria, repleto de alegria e carnaval... ai ai ...

Pranayama said...

I loved it! Sometimes I feel the same way. I think you can only get used to one reality when you lived it for the same time as the other. Nevertheless, memories and music never fail to bring you back to an old reality ;)

dianadasha said...

primeiro quero te dizer que fiquei muito feliz com a sua volta ao blog. ce TEM que escrever mais!!!! é muito bom!!!!
mana, acho que ce vai sonhar com o Brasil a vida toda, mesmo se morar aí por 100 anos... justamente porque só tem 2 maneiras de você ver os lugares que lhe são familiares, e seus amigos envelhecerem: uma é nos visitar, a outra é sonhar. sei lá, eu sonho com coisas que não tenho, que não vejo, que não ouço, que não conheço, coisas que... são um sonho pra mim!!!! se você morasse aqui, será que ce sonharia tanto com o Brasil? agora músicas... ah, músicas SEMPRE vão ser uma viagem no tempo... e é bom que ce vivencia isto SEM NOSTALGIA e sim te dando muito prazer e alegria. que bom. TE AMO TANTO!!!!

Unknown said...

Escreve mais!!! Sinto falta.... vc escreve de um jeitinho bom de ler. Fico "conversando" com tuas crônicas um tempão,sabia?

Anonymous said...

Suzy,

Googling around te achei aqui, não sei se lembras de mim, sou, fui, era aquele namorado chato da Claudinha que às vezes ia na casa de voces na Gomes Carneiro para ouvir umas músicas,(uma que eu escuto e vejo e sinto o cheiro de voces é "Another Day")encontrar com ela para sair, que tinha um pouco de ciúmes da amizade de voces,que adorava ir para Lagoa das Lontras,andar de pijamas de uma casa para outra (ou isso é viagem minha? but I don´t think so) e se perder naqueles caminhos.Lembra? Quantas lembranças boas me trouxe esse teu blog.Quantas músicas ouvidas, quantos cheiros cheirados e sonhos sonhados. Voce também fez parte da minha juventude (apesar de eu ser acho uns 3 anos mais velho, coisa que naquela época fazia diferença)E faz parte de minha vida ocm as lembranças que voce reviveu.

Não sei se lerás esse comentário, pois teu post original é do ano passado, mas enfim foi bom de ler teus escritos, ver tuas fotos (igualzinha como me lembro)

Muitos beijos pra voce.

Loved it so much that the reality got away from my soul that got away from my body & traveled to the 70´s.

Eduardo Wanderley