Saturday, August 9, 2008

OLHA O MATE

Hoje a loja esta um pouco mais movimentada. Saio mais cedo, e se o tempo nao virar vou a praia.

Outro dia, deitada de olhos fechados me deliciando com o sol, me lembrei subtamente do som do gelo balancando de um lado pra outro dentro dos bujoes de mate gelado na praia de Ipanema. Um som bastante peculiar. Como sera que fui lembrar disso? Detalhe tao sutil. Talvez o som do vento batendo na tenda dos salva vidas tenha despertado em mim essa memoria tao expecifica. Como deu saudade do mate gelado no copinho. Ai que delicia. E os vendedores passando aos berros "Olha o suco" , "cervejinha gelada" , ou "olha o natural". Aqui nao se vende absolutamente nada na maioria das praias. Nenhum vendedor ambulante, nenhum quiosque, nada. Temos que levar a lancheira ou pegar o carro e dirigir ate achar algum lugar.

Acho muito estranho tambem que ninguem, mas ninguem mesmo, faz travesseiro de areia. Todos deitam completamente retos na toalha estirada. Sera preguica, falta de imaginacao ou resignacao?

Nao posso comparar as praias de NJ com Ipanema, do mar azul ou verde da minha infancia, adolecencia e de sempre. Tantas memorias, tanto prazer naquelas areias brancas....nossa!!!

Ipanema que saudades de voce!!!

3 comments:

Pranayama said...

nao entendo tb pq eles nao fazem a almofadinha Hehehe...

dianadasha said...

deitar reto é dose... será que eles querem queimar o pescoço por igual rs?
falando em som na praia, e aqueles rec-rec-rec- que faziam os vendedores de biscoito cilíndricos (que tinha em Arcádia) e aqueles pirulitos de açúcar queimado? era uma placa de madeira e uma alça fininha de ferro que ficavam balançando.
e o cachorro quente do Geneal? e picolé?
bem, agora nem sei mais como é, tenho só lembranças de quando eu ia à praia. mas imagino que devem vender DE TUDO, de canga a cachaça, passando por havaianas e até CD...

Anonymous said...

Essa nossa memória olfativa, tátil e auditiva, prega umas peças saudosísticas na gente né? Mas vc foi além. O barulho do garrafão chegando!sonzinho indescritível debaixo de um sol de 40°graus né não??!!